Imagine este cenário, você está assistindo um vídeo no youtube e percebe que o mesmo está carregando de forma lenta e a imagem não está na melhor qualidade disponível, isso não te incomoda até que o vídeo trava de vez, e mesmo desconectando seu dispositivo da rede wifi, você percebe que não há qualquer mudança na qualidade da rede.
Diante destas situações, a primeira solução que nos vem em mente é contatar nossa provedora de internet e pedir uma visita do suporte técnico, mas você sabia que antes de solicitar o suporte podemos fazer alguns testes para solucionar o problema sem precisar esperar? Neste artigo iremos mostrar algumas soluções de problemas que podem ser usadas antes de contatar ao serviço.
• A internet pode estar lenta
• Problemas em cabeamento ou rede elétrica
• Checar os LEDs do modem e se o aparelho é antigo
• Limpar cookies de navegadores
• Verifique se seu aparelho pode ter vírus
• Mudar a quantidade de megas
A internet pode estar lenta
É importante verificar o que realmente está acontecendo com a sua internet antes de checar uma possível solução, a primeira pergunta que devemos levar em consideração é se a internet está de fato caindo ou apenas lenta.
Em caso de internet lenta uma das primeiras dicas é verificar a quantidade de usuários que está conectada à rede, caso hajam muitos usuários a conexão se torna instável, reduzindo este número ela tende a se tornar mais rápida.
Se a quantidade de usuários conectados for pequena e o problema persistir, o canal da rede wifi pode ser o motivo do problema, se há muitas redes próximas a sua, as mesmas podem interferir em seu sinal. O recomendado neste caso é mudar o canal da rede wifi, isto é feito ao acessar as configurações do modem ou roteador, modificando a opção definida.
Fazer um teste de velocidade de conexão também é uma opção interessante, além de ser rápido é feito online e é um indicador preciso de quantos dados você está recebendo.
Problemas em cabeamento ou rede elétrica
Ao contatar a central de suporte via telefone o primeiro pedido dos atendentes é a verificação da possibilidade do modem estar desconectado da tomada, isto pode parecer uma sugestão boba, porém de fato em algumas situações o problema se encontra no cabeamento.
Caso uma tomada ou cabo esteja desconectado ou com mal contato isso pode ocasionar quedas de internet, isso não se aplica apenas a cabos de energia, mas também a outros conectados ao modem. Caso tenha animais em casa e o cabeamento dos aparelhos possam ser acessados por eles, estes podem ser danificados sem a percepção de seus tutores, então sempre vale verificar se isto pode estar acontecendo.
Checar os LEDs do modem e se o aparelho é antigo
As luzes LED que ficam no modem são ótimos indicadores do que pode estar acontecendo com sua conexão, as luzes estão piscando, desligadas ou vermelhas? Se sim, reiniciar o aparelho pode fazer com que a rede volte ao normal, caso seja um problema externo como a rede de cabos de seu bairro estar apresentando irregularidades, a operadora deve ser contatada.
Outro problema relacionado ao modem é o seu tempo de uso, caso você esteja trabalhando com a mesma operadora de internet por anos, o modem instalado na sua residência pode ser um modelo antigo e isso afeta o recebimento e distribuição oferecida pelo aparelho, nestes casos também é interessante contatar a operadora para realizar a troca antes de sua rede cair com certa frequência.
Limpar cookies de navegadores
Quando entramos na maioria dos sites um pop up surge em nossa tela solicitando que aceitemos os cookies para que possamos acessar aos conteúdos presentes neles, esta troca de informações feita entre nossa rede e o site fica armazenada no navegador, muitos cookies podem fazer com que o programa rode de maneira lenta, o que nos leva a acreditar que o problema está relacionado a nossa rede de internet.
É válido fazer uma verificação da quantidade de cookies armazenados por seus navegadores e fazer uma limpeza dos mesmos, e caso seja necessário aceitar novamente os cookies de sites que acessa com certa frequência.
Verifique se seus aparelhos podem ter vírus
Mesmo que seus aparelhos sejam protegidos por antivírus, às vezes os malwares podem se infiltrar em nossos computadores e passarem despercebidos por estes programas, fazer uma inspeção mais cuidadosa se há algum tipo de programa ou vírus que possam estar afetando o desempenho de sua máquina quando os problemas com a rede começarem a ser constantes pode solucionar o problema.
Mudar a quantidade de megas
Outra solução para a internet pode ser alterar a quantidade de megas do seu plano, caso o pacote de megas seja menor do que a necessidade do usuário ou não possa atender a quantidade de aparelhos conectados, a solução mais fácil é fazer um upgrade de pacote, de maneira não apenas a diminuir a quantidade de quedas mas também aumentar a sua velocidade.
A vivo oferece diversos planos e pacotes de internet fibra que podem ser assinados online ou pelo telefone da vivo 0800 777 2555, caso você apresente alguma dúvida ou prefira que um de nossos atendentes entre em contato esta opção também está disponível, as ligações são gratuitas
0 Comentários